A equipe técnica do CREN passou o sábado 02/12 aperfeiçoando suas aptidões com o treinamento em mindfulness (investigação atenta) do consultor internacional Walter Link.
Técnica que tem ganhado cada vez mais adeptos pelo mundo, a investigação plena ajuda no processo de autoconhecimento do indivíduo e tem afinidade com a metodologia aplicada no CREN, baseada nos conceitos de Luigi Giussani.
Mindfulness
Segundo a investigação atenta, a escuta eficaz é uma das habilidades mais importantes de qualquer pessoa que deseja se tornar um agente de mudança. A técnica aprofunda nossa percepção e nossas experiências, o que aumenta a nossa capacidade de entendimento, comunicação e ação.
A carreira de Walter como consultor, empresário, co-criador e líder de diferentes movimentos de sustentabilidade ao redor do mundo levou-o a compreender que o fator humano é determinante para as grandes transformações, pessoais ou mundiais.
Por isso, há 40 anos ele se dedica ao trabalho com pessoas, tendo aperfeiçoado um processo de investigação e trabalho pessoal que desenvolve o potencial criativo, sintetizado na investigação plena (mindfulness).
Walter Link
A vivência com Walter Link no CREN focou, portanto, na experiência pessoal dos profissionais e educadores da instituição, tendo em vista que a escuta e a oralidade são as principais ferramentas de trabalho da equipe, para a transformação das vidas dos pacientes e de promoção de saúde.
Gisela Solymos, psicóloga e umas das fundadoras do CREN, foi responsável pela vinda de Walter Link à instituição. O consultor se disponibilizou a participar voluntariamente da vivência. “Eu fiquei comovida com a beleza do momento de olhar de forma profunda para a própria experiência, o que tem muita sintonia com D. Giussani”, lembrou Gisela.
Luigi Giussani
Fundador do movimento católico de Comunhão e Libertação, Dom Giussani foi um sacerdote italiano que dedicou décadas de sua vida ao ensino de jovens e adultos. A metodologia do CREN é baseada em seus ensinamentos, especialmente nos preceitos do livro “Senso Religioso”. O excerto a seguir confirma a relação entre as ideias de Giussani e a proposta da Investigação Plena (mindfulness).
“Não partir de uma investigação existencial seria como pedir a um outro a consistência de um fenômeno que eu vivo. Se não fosse confirmação, enriquecimento ou contestação como conseqüência de uma reflexão que eu pessoalmente já fiz, o parecer de outrem seria somente a substituição de um trabalho que me cabe e um veículo de opinião inevitavelmente alienante.” (Giussani, Luigi)