2016_09_09_capacita_jundiai45 profissionais de saúde foram capacitados pela equipe de campo de Jundiaí em uma atividade que buscou oferecer mais critérios para o encaminhamento de crianças ao atendimento no CREN. A ação contou com a participação de médicos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, farmacêuticos, dentistas, agentes de saúde e outros profissionais. O objetivo da capacitação foi dar mais referências para os profissionais selecionarem os pacientes com perfil cada vez mais adequado ao serviço de tratamento e recuperação nutricional do CREN.

Capacitação

“É muito importante orientar os profissionais para saberem diagnosticar crianças com desvio nutricional. Essa é a porta de entrada para o nosso serviço”, ressaltou Juliana Pavan, nutricionista e uma das organizadoras do evento.

Para isso, a ação contou com a palestra da diretora clínica do CREN, Maria Paula de Albuquerque, que tratou dos diferentes perfis de má-nutrição no Brasil, especificando aspectos da subnutrição, seja por baixo peso ou baixa estatura e da obesidade. Tal abordagem se fez muito enriquecedora, uma vez que ainda há um senso comum equivocado de que a baixa estatura das crianças é fruto exclusivo da carga genética advinda da mãe e do pai.