
O CREN em parceira com o Instituto Kairós deu início ao projeto CREN Mais Orgânico. A iniciativa visa introduzir alimentos orgânicos ou de base agroecológica nas refeições das crianças atendidas pelo CREN no Semi-Internato da Vila Jacuí. Essa ação está alinhada com a Lei de Orgânicos na Alimentação Escolar do Município de São Paulo (Lei 16140/15), que entrará em vigor no ano de 2026.
O CREN Mais 
O nome CREN Mais Orgânico é uma alusão ao “Escola Mais Orgânica”, um conceito que busca abranger todas as políticas públicas que se relacionam ao fornecimento de alimentos saudáveis, produzidos preferencialmente pela agricultura familiar e sem agrotóxicos, nas escolas públicas da cidade de São Paulo.
Com a implementação do projeto CREN Mais Orgânico, a equipe pedagógica do Semi-Internato tem desenvolvido com as crianças oficinas sobre o patrimônio alimentar, os alimentos nativos, a história que os alimentos carregam, o simbolismo e os valores e o respeito ao meio ambiente.
Benefícios da alimentação orgânica

Semi-Internato do CREN
Oferecido para crianças subnutridas ou obesas de 0 a 6 anos incompletos o Semi-Internato é um modelo de atendimento do CREN onde as crianças permanecem na instituição de 2ª a 6ª feira, das 7:30 às 17:30 horas, divididas em grupos de acordo com a faixa etária, visando à recuperação nutricional. Cada criança recebe cinco refeições diárias, atendimento pediátrico, nutricional e pedagógico. As famílias contam com suporte de psicólogo e participam de oficinas educativas.
Lei de Orgânicos na Alimentação Escolar do Município de São Paulo (Lei 16140/15)
Sancionada em março de 2017, a Lei de Orgânicos na Alimentação Escolar do Município de São Paulo dispõe sobre a obrigatoriedade de inclusão de alimentos orgânicos ou de base agroecológica provenientes da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou suas organizações na alimentação escolar no âmbito do Sistema Municipal de Ensino de São Paulo.
Instituto Kairós
O Instituto Kairós − Ética e Atuação Responsável é uma entidade civil sem fins lucrativos, fundada em 2000, que fomenta novas práticas de Produção, Distribuição, Comercialização e Consumo Responsáveis (PDCCR), através da experimentação direta, da articulação de redes e políticas públicas e da produção e disseminação de conhecimentos – em prol da construção de uma sociedade mais justa, sustentável e saudável.
					
voltar